sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Porque eu gosto.

Eu trabalho com meu pai que é formado em contabilidade e direito. Mas o meu trabalho não me traz tantas alegrias, eu sou uma espécie de quebra-galho, e o emprego é uma ajudinha que meu pai está me dando até eu conseguir um estágio. Não quero mudar para direito para facilitar as coisas. O que eu gosto é de história, de pesquisa. E se eu mudar, de repente o fácil pode se tornar difícil. Não quero ser uma profissional frustrada na vida.

Cada vez que chega um advogado e me pergunta se eu faço direito, e eu respondo que faço história é um rosto frustrado que me olha. Como se já não bastasse ouvir piadinhas dentro da família, eu ainda tenho que ouvir de outros profissionais que nem devem nem gostar daquilo que fazem.

Se o Brasil já tem milhares de faculdades de Direito, espalhadas por todo território, que lançam no mercado milhões bacharéis, me explica por que vou me juntar a toda essa galera, se eu nem gosto de direito?

Eu sei que também terão muitos historiadores no mercado quando eu sair da faculdade (sabe Deus quando... rs.), mas ao menos dá para suportar a carga de leitura porque eu gosto da coisa. Senão, já tinha metido o pé.

Eu não entendo quem converte as pessoas a sua própria profissão, eu não vejo vantagem nisso. O cara poderá ser seu adversário numa vaga... rs. Eu não peço para ninguém fazer história. Quem já estiver no curso e quiser desistir, beleza. Menos um.

Acho que advogados curtem muito esse lance de rivalidade. Rs.

Todavia, o que me deixa mais indignada é eles nem saberem o que um historiador pode ser, ou faz da vida. Criticam sem base argumentativa. Só sabem dizer que Direito tem mais opções. O foda é que também tem mais profissionais, e mais universiaddes, e mais cursinhos, e mais tudo.

Fazendo História eu sei que rica não serei. Mas tenho a certeza de que estarei fazendo algo que gosto, num meio que eu gosto. E eu nem sei do que vou gostar amanhã, neah?

Nem todo historiador é morto de fome. Aliás, não conheço historiador que passe fome. Claro que é preciso sempre se reciclar, fazer cursos, aumentar o nível da graduação para se manter firme no mercado. Mas isso acontece com toda profissão.

Hoje entrou um advogado pedindo que eu deixasse exposto um banner de uns cursos que acontecerão na Uniabeu sobre legislação. Eu falei que não teria problema algum e deixei que ele colasse o banner na vidraça. Eu lhe disse que o advogado do escritório era o meu pai, e ele me perguntou se eu já estava na faculdade de direito. Eu respondi que não, que fazia história. O cara riu, debochando, e disse que era melhor mudar enquanto eu era nova. Eu rebati, disse que já existem muitos advogados no mundo, mas ele insistiu que só direito dá camisa as pessoas. Eu fiquei puta, e respondi a ele que eu faço um bom curso de História, na Rural, e que sou muito feliz com o que eu faço. E ainda, que ele desconhece a área para debochar tanto. Ele concordou que desconhecia a área, e me desejou sucesso. E foi embora. AAAEEEE!!!

Vai tomar no cu. Gente chata da porra. O futuro é meu, oras... Se eu quero passar minha vida lendo 1000 livros, tudo sobre o mesmo assunto mas cada um com uma perspectiva diferente sobre o mesmo fato, o problema é exclusivamente meu.

Cara, sabe porque eu faço história? Porque eu gosto. E vi que eu gosto mais agora, no quinto período. Sabe quando você dá ou desce? Eu escolhi continuar com o curso.

Nenhum comentário: