quarta-feira, 15 de julho de 2009

Melea.

E aí que outro dia, lá na dança, a professora chegou dizendo que montaria uma coreografia. Tudo bem. Só que nós teríamos que escolher o estilo. Ou seria Melea, a dança das garotas de Alexandria ou uma lá que eu não lembro o nome porque era das mocinhas mais recatadas... rsrs. Pois bem, por uma quase unanimidade ficamos com o Melea. Eu nem fazia idéia de como se dançava isso até ver os primeiros passos e, claro, a história da Melea. Vou passar uma sinopse para vocês:


O Melea Laff (também encontrado como Meleya Laff, Mileya Laff, Melaya Laff ou Melea Laf) é um estilo de dança oriundo do Egito, mais especificamente a dança caricatural das mulheres de Alexandria visando atrair os marinheiros no porto (É difícil acreditar que mulheres "liberais" dançavam provocantemente no mercado, pois para chegar a tamanha ousadia por lá só sendo realmente prostitutas! Ainda assim encontramos na internet muita gente reforçando que a dança nada tem de prostituição, o que no final podemos até "quebrar um galho" quando pensamos no Egito com a dominação britânica, extremamente europeizado de antigamente...), surgido na década de 20 do séc. XX. Umas das formas de distinguir uma música certa para este estilo, por exemplo, é identificar o nome desta cidade na sua letra (Iscandaria = اسكندريه), visto que os ritmos que podem o compor são bem comuns nas músicas árabes, como o baladi (sempre presente), e também o malfuf que o marca bastante, também usado em outros estilos, como o Hagalla e o Dabke.


Se é mulher que fica no Porto... HAHAHAHA. Tá, mas o interessante é que a vestimenta é muito diferente do habitual e as performances são mais engraçadas do que sensuais. São bem divertidas, é um show, sabe? Tem toda uma intepretação e tals. Eu gostei porque não há preocupação com tecnica, não tem essa de "ou é pé no chão ou é meia ponta". Você faz o que quiser. É uma dança de mulheres que estão apenas provocando nas ruas... Usam a dança do ventre porque cresceram dançando e vendo. Eu amei. E agora, que já estamos no meio da coreografia, tenho uma visão muito bonita dela. Tenho uma boa noção do que significa cada passo... Vivendo e aprendendo... rsrsrs. Vou deixar um video de Melea para vcs conhecerem, e quando eu tiver um ensaio geral com roupa e tudo, eu gravo e coloco aqui no blog para vcs avaliarem, ok?

beijos. ^^

Nenhum comentário: