terça-feira, 15 de julho de 2008

Mulher do Chico.


Eu me considero uma das mulheres do Chico. Não, não é o Chico dono do botequim, não... tô falando de Chico Buarque. E me considero representada por ele em muitas de suas músicas, assim como vejo a vida de minhas amigas também em suas letras. E não falo de problemas surpeficiais generalizados que qualquer mulher sofre. Eu estou falando de alguém que canta reações e ações,não lidando apenas com o factual. Ele lida com a alma, com a essência e com o que é feminilidade. Parece piegas, mas é sério. Tudo o que ele canta e escreve traduz aquilo que poucos percebem em nós, meros detalhes que se não exitissem fariam uma total diferença.
Há uma música do Chico (intimidade é foda...) que se chama Atrás da Porta. Nesta música há um trecho que diz: "dei pra maldizer o nosso lar/ Pra sujar teu nome/ Te humilhar e me vingar/ A qualquer preço/ Te adorando pelo avesso/ Pra mostrar que ainda sou tua."
Nada mais feminino do que xingar e falar mal de um homem que amamos, e no fundo é para provar a ele que ainda não o esquecemos. Não falo por todas as mulheres do mundo, falo opr mim e por uma grande parte de mulheres que vem me falar mal de seus amantes.
Essa música é uma de minhas preferidas, aliás... a ouvi muito para superar (ou curtir uma foça fodida) um namoro desatado.
Há também a Eu te amo. Essa, para mim, é inesquecível pois a ouvi na primeira vez em que fui a um show do Chico Buarque. Ela tem versos sensuais, para se dizer ao pé do ouvido, como: Se nós/ Nas travessuras das noites eternas/ Já confundimos tanto as nossas pernas/ Diz com que pernas eu devo seguir.
Em meu carro sempre toca o cd Amantes do Chico. Geralmente quando estou sozinha, pois meus caronas não se agradam, não sei como... rs
A verdade é que se algum homem por aí está querendo desvendar a alma feminina vale a pena ouvir as músicas em que o compositor tem a identidade de uma mulher. Se não entender tudo bem, pelo menos conheceu boas e inesquecíveis composições do Chico Buarque. Juro que não é tem po perdido.

Nenhum comentário: